O aposentado Antonio Carlos Nunes contestou no aplicativo do INSS os
descontos na aposentadoria feitos em 2023 pela AMBEC – Associação dos
Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos. Recebeu de volta
documentos que, segundo a associação, comprovariam que ele tinha
aprovado os descontos. O CPF que
aparece na documentação é mesmo o do Antonio, mas o nome é outro:
Lindomar. E na própria gravação que a associação enviou para provar que o
Antonio tinha aceitado os descontos, a pessoa se apresenta como
Lindomar.
Atendente:
Para concluir a sua filiação na Associação AMBEC, farei a confirmação
de algumas informações do seu cadastro. Por favor, qual o seu nome
completo?
Lindomar: Lindomar Rosado da Silva.
Atendente: O senhor confirma a sua filiação?
Lindomar: Sim.
“No
meu caso, era um erro tão grotesco, com o nome de uma pessoa que, na
minha opinião, não deveria nem ter sido autorizado o desconto inicial”,
diz o aposentado Antonio Carlos Nunes.
O Antonio mora em São Paulo. O endereço que aparece nos documentos é de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. A equipe do Jornal Nacional foi até lá e encontramos o Lindomar. Mostramos o áudio para ele.
Atendente: O senhor confirma a sua filiação?
Lindomar: Sim.
Repórter: O senhor reconhece esse áudio?
Lindomar:
Sim, realmente é minha voz. Mas, porém, isso aí foi clonado de
empréstimo que a gente faz consignado. É alguma coisa que a gente...
Desbloqueio de cartão... Aí eles pegaram e jogaram nessa entidade aí. Eu
jamais faria um negócio desse para me descontar no meu salário de
aposentado.